.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Vaso Governador


Meridiano do Vaso Governador

MERIDIANO DO VASO GOVERNADOR
Símbolo: VG
Pontos: 28
Energia: YANG (ver a observação no trajeto deste meridiano).
AcupunturaFunção: Tem o nome de Du-Mai, e tem duas funções principais que são:
a) Governar e regular a energia de Yang do corpo;
b) Manter a resistência do corpo.
Relaciona-se com as funções do Sistema Nervoso Central.
Sinais patológicos: Quando este meridiano apresenta algum problema, haverá espasmos e rigidez até com opistótono (espasmo que obriga o doente a curvar-se para trás, em virtude de forte contratura dos músculos dorsais). Os sintomas principais são: dor nas costas; dor de cabeça; convulsão; epilepsia; comportamento maníaco; hemorróidas; hérnia; diurese; esterilidade; medos convulsivos em crianças, doenças febris.
Trajeto: Nasce entre o ânus e a ponta do cóccix, sobe pela linha central das costas sobre a coluna vertebral, segue pelo centro da nuca, contorna a cabeça, passa entre as sobrancelhas, os olhos, centro do nariz, terminando na gengiva entre os dois dentes incisivos.
OBS: Embora este seja um meridiano Yang, observa-se que ele começa de baixo para cima, que é uma característica dos meridianos Yin. O meridiano do Vaso Governador é o primeiro meridiano a se formar no corpo humano. Ele se forma já nas primeiras 14 horas após a fecundação. Por essa razão, este meridiano tem essa característica especial. Embora ele termine seu trajeto descendo do alto da cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário